Coisas importantes, que valem a pena lembrar, acontecem em nosso dia a dia.Experiências enriquecedoras, frases que ouvimos, textos que lemos, vivências que temos que compartilhar. As exigências da
vida, porém, nem sempre permitem que as guardemos na memória. Por isso este blog - registro de coisas. Coisas que não devo nem quero esquecer...


Entre e fique à vontade. Seus comentários são muito bem vindos.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Disciplina... Mansidão...


E não tenham medo de ameaças, nem fiquem perturbados com os ruídos da maldade; antes santifiquem a Cristo nos corações de vocês pela confiança de que Ele vê em secreto, e há de se mostrar Senhor de tudo e todos.
... Porque se alguém tiver de sofrer, melhor é que sofra por estar fazendo o bem, se a vontade de Deus assim o quer, do que por estar fazendo o que é mal.

Nada nos ensina mais do que aquilo que experimentamos pessoalmente, ou seja, nossas próprias experiências de fé, dor, sofrimento. Infinitamente mais do que as experiências do outro, conhecidas por nós de ouvir falar. Como Jó dizia: antes eu te conhecia de ouvir falar, agora os meus olhos te vêem (Jó 42:15). Conhecer a Deus implica necessariamente um caminhar com Ele. Não há conhecimento realmente pleno, no “ouvir falar”.

Há um tempo atrás, questionada por uma amiga sobre o tratamento do Senhor em minha vida, percebi que, de uns tempos para cá, não tenho conseguido identificar com clareza as medidas disciplinares do Senhor. Sei que tenho sido disciplinada, pois sou filha e “que filho há a quem o pai não corrija”?

Porém, fatos novos que ocorreram logo após, levaram-me a perceber que o Senhor estava tratando diretamente comigo a respeito de mansidão, domínio próprio, de manter-me calada a respeito de críticas, afrontas e coisas parecidas. Fico me perguntando: qual era o segredo de Jesus para isso?

I Pedro 2:23 diz que Jesus “quando o injuriavam, não injuriava e, quando padecia, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente.”

Que coisa difícil! A vontade humana é de revidar, responder na mesma moeda, confrontar quem nos afronta. Afinal, por que deixar que outros nos afrontem, nos incomodem, nos adoeçam? Com certeza, se contarmos para alguém a respeito, vão nos dar razão.
Creio que o segredo d’Ele era saber exatamente quem Ele era e o que estava fazendo aqui. Jesus tinha uma auto-imagem que era exatamente a mesma que o Pai tinha dele. Por isso, não revidava, não sentia ncecessidade de reivindicar seus direitos . Ao invés disso, Ele SE entregava ao Juiz que julga com perfeição. Não, não era os inimigos que Ele entregava, mas a SI mesmo.
Tenho visto que o problema de responder à altura e fora de hora é que fazer isso não alivia o sofrimento, nem promove a justiça que esperamos. Há tempo de falar e tempo de CALAR. Saber quem eu sou no Senhor me ajuda a aceitar e aprender o ensinamento bíblico (IPedro 2:11) que diz:

Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.
Pois, "quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade.
Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.
Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal".

Essa lição quero aprender bem depressa!! Saber de cor não produz muito efeito...

2 comentários:

  1. Ai Dedinha, que saudade eu estava de ler seus textos... é bom aprender com experiencias proprias,mas as vezes passamos por situacoes e ficamos meio perdidos, sem entender direito o que ou por que aconteceu.Aí vem seu texto com toda essa revelaçao e me ajuda a ver mais claro.
    ... É tao dificil nos calar, queremos sempre resolver por nós mesmas! Tambem preciso aprender essa liçao o qto antes.
    Obrigada mesmo por compartilhar suas riquezas.
    Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Queridinha, que bom ques está sendo proveitoso pra vc. Deus nos ensina muito através uns dos outros. Me faz muito bem escrever sobre o que vou descobrindo. Nem sempre são liçoes já aprendidas, mas estamos em processo de crescimento, não é? "Cristo em nós é a esperança da glória". Fico feliz com seus comentários. Obrigada e Deus te abençoe muito e sempre.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir