Coisas importantes, que valem a pena lembrar, acontecem em nosso dia a dia.Experiências enriquecedoras, frases que ouvimos, textos que lemos, vivências que temos que compartilhar. As exigências da
vida, porém, nem sempre permitem que as guardemos na memória. Por isso este blog - registro de coisas. Coisas que não devo nem quero esquecer...


Entre e fique à vontade. Seus comentários são muito bem vindos.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Cansaço, esgotamento, stress... Como Jesus lidava com isso?

Alguém nesse fim de ano se identifica com essas coisas? Não sei vocês, mas eu, não só em final de ano, muitas vezes, me sinto pressionada pelas inúmeras tarefas, obrigações, pressões externas e internas para fazer, realizar, estar em dia, cumprir minhas funções de trabalhadora, mãe, provedora, educadora, cidadã e mais outras que a vida me impõe.
Hoje me peguei lembrando de um acampamento na praia em que meu paistor Ezequiel falou sobre a forma como Jesus viveu seu dia a dia aqui e como Ele lidava com essas pressões.
Como? Se Jesus tinha esse tipo de problemas? Se alguém tem dúvida, pode dar uma lida nos textos dos evangelhos que mostram multidões o apertando, rogando por cura, por saciar sua fome, por ouvir uma palavra ou simplesmente por estar na companhia d'Ele. Sim, Jesus sofreu as pressões da vida como qualquer um de nós. Qual o segredo para que Ele mantivesse a serenidade?
Acho que antes de tudo, Ele tinha plena consciência de quem Ele era e o que representava para o Pai. Isso o levava a buscar tempo para estar a sós com Deus, em quem Ele podia descansar, confiar, trocar ideias, ouvir o que o Pai tinha a lhe dizer. Através desses momentos, Ele encontrava energia e renovo para se desimcumbir de suas tarefas.
Em segundo lugar, Ele sabia a diferença entre o que era URGENTE e o que era IMPORTANTE e optava pelo último. Muitas vezes, Ele se despediu da multidão e ficou apenas com seus discípulos; em outras ocasiões, ainda, Ele se afastou com os amigos mais chegados, Pedro, Tiago e João.
Jesus confiava em Deus para prover suas necessidades. Apesar de ter afirmado que "o filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça", Ele vivia o que ensinava sobre não andarmos ansiosos quanto à nossa vida, pelo que haveríamos de comer ou de beber ou de vestir (Mateus 6:25-30).
Por isso, não vamos encontrar passagens dos evangelhos mostrando Jesus esgotado, stressado.
Mesmo em Sua agonia no Getsêmani em que Ele suou gotas de sangue, momento de extremo sofrimento, Ele teve serenidade para fazer a escolha de beber o cálice que lhe era oferecido. Em troca por essa escolha, o Pai o coroou de glória e lhe deu um nome que é sobre todo o nome.

Que em 2012 eu aprenda essa preciosa lição.

3 comentários:

  1. Tambem tenho muito que aprender com vc e com Jesus! Obrigada por compartilhar. Bjinhoss

    ResponderExcluir
  2. Mima, essa é uma lição que dura uma vida inteira para aprender. Acho que ninguém ainda conseguiu. Mas não desisto. Disso depende minha sanidade mental... rsss

    ResponderExcluir
  3. Eneida!!! Seu texto escrito em dezembro está novinho hoje... Que bom que vim aqui e fiz mais uma leitura tão positiva para o dia de hoje!!! Abraço.

    ResponderExcluir